Todas as Áreas da Odontologia

Endodontia

Você já fez tratamento de canal? Pois é. Foi um endodontista que cuidou de você, mesmo que anteriormente você tenha sido atendido por um clínico geral. Essa área trata alterações na polpa dentária e na raiz dos dentes.

Mesmo que não seja necessário o tratamento do canal, ele avalia os níveis de lesão ou doenças do nervo e da raiz. Além disso, nos casos de alterações, seja por cárie, fraturas ou traumas, verificando também a necessidade de próteses.

No caso do tratamento de canal, o procedimento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e que pode estar inflamado, infectado ou necrosado (morto). Ao remover esse tecido, o endodontista esteriliza o canal e o preenche com material específico.

Implantodontia

Segundo especialistas, é uma das áreas mais promissoras dentro da Odontologia. Isso porque, é responsável pela realização de próteses dentárias, pinos para restaurar espaços ausentes de dente ou até mesmo procedimentos cirúrgicos.

É o caso da implantação de um parafuso de titânio no interior do tecido ósseo. Ou seja, onde ficava o dente ou parte dele. Além disso, o titânio consegue fazer a osseointegração. Ou seja, ele se incorpora ao osso e sobre o implante é colocada uma peça.

A implantodontia permite também reabilitações de pequeno, médio e grande porte, chegando até a reabilitações totais fixas ou removíveis.

Odontologia restauradora

Também conhecida como dentística restauradora, é a área de atuação, digamos, que mais lida com a vaidade dos pacientes. Além de restaurar e restabelecer forma e função dos dentes, essa especialidade trata do clareamento, do uso de resinas, de facetas, peeling gengival e restaurações estéticas.

Mais que um sorriso bonito ou a beleza dos dentes, a Odontologia restauradora envolve também a saúde psicológica, a composição equilibrada da face e dos lábios, enfim, o bem-estar dos pacientes, entre outros detalhes.

Odontopediatria

Uma das áreas que, com certeza, ficou guardada na memória, daquele dentista da infância. O odontopediatra é um profissional muito importante porque busca preservar a dentição decídua (dentição de leite).

Além da dentição de leite ser importante para os anos que vêm a seguir, sua conservação é importante porque ajuda o desenvolvimento da fala e a mastigação nos primeiros anos de vida, contribuindo para o equilíbrio emocional das crianças, bem como sua autoestima.

Ortodontia

Uma das áreas mais solicitadas, especialmente por adolescentes e adultos. O ortodontista corrige a posição da arcada dentária dos pacientes por meio de aparelhos ortodônticos. Ele ainda cuida de problemas de distúrbios de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face e da arcada.

Pode ser dividida entre ortodontia fixa (quando os braquetes são fixados diretamente nos dentes) e móvel (aparelhos removíveis). Nos casos mais graves, quando se trata de um adulto, é indicada a cirurgia ortognática, necessária para corrigir distúrbios de face e de mordedura.

Alguns serviços

  • Aparelho de Contenção

    Aparelho para a fase final do tratamento de aparelho fixo, que tem como finalidade manter os dentes alinhados.

  • Aparelho Ortodôntico Fixo

    O aparelho fixo deixa os dentes alinhados e corrigindo tanto a estética do sorriso quanto problemas funcionais.

  • Clínica Geral

    Procedimentos preventivos e curativos da boca e dos maxilares. O clínico é quem faz a limpeza bucal, trata as cáries, aplica flúor, restaura e extrai dentes.

  • Profissionais Especializados

    Nossos profissionais possuem Graduações e diversas Especializações na área da Odontologia.