Visitar o dentista é uma tarefa que precisa estar sempre em nosso calendário. Além disso, é uma boa oportunidade para rever alguns hábitos higiênicos e alimentares. Sendo o melhor momento para prevenir e identificar precocemente aquelas doenças que insistem em tomar conta dos dentes. No entanto, a questão é, com que frequência devo realizar essa visita? 

A frequência desta visita deve ser regular

Se o assunto é o bem-estar do nosso corpo precisamos estar sempre em dia com os cuidados e visitar o médico de forma regular para fazer revisões. O mesmo acontece com a nossa saúde bucal. Por isso, a frequência das consultas vai depender apenas da necessidade de cada paciente. Por exemplo, um intervalo máximo de seis meses é o recomendado. No entanto, pode ser indicado 4 meses para pacientes com doença periodontal crônica e crianças em controle de atividade de cárie.

Nessas consultas, quais procedimentos serão realizados?

Com as ferramentas certas o dentista irá investigar todo universo bucal do paciente. O cirurgião-dentista irá proceder com uma inspeção clínica da integridade dos dentes e saúde gengival. Além disso, irá fazer uma busca por lesões suspeitas em região de mucosa, língua e assoalho de boca. Para aqueles que já são acompanhados com mais frequência o procedimento é mais objetivo. No entanto, é necessário que se faça apenas a profilaxia profissional, para remoção de manchas extrínsecas do esmalte. Além disso, uma raspagem periodontal, caso seja necessária a eliminação de cálculos supra/subgengivais.

Além disso, aproveite estas visitas para tirar todas as suas dúvidas com o dentista sobre os cuidados com os dentes. Além deste check-up, também é indicado fazer um exame raio X anual, para verificar como estão as raízes dos dentes, as gengivas e os ossos da boca.

Porém, e para as pessoas que são considerados casos especiais?

Ou seja, as pessoas que apresentam problemas como tártaro ou gengivite. Estes são casos específicos e, por isso, a frequência das visitas deve seguir a recomendação do dentista. Além disso, estes casos se aplicam para quem fuma ou consome bebidas alcoólicas regularmente. Portanto, devem também conversar com o odontologista sobre o número ideal de consultas. Estes são hábitos que prejudicam a saúde dos dentes – aumentam as chances do paciente apresentar câncer bucal, por exemplo – portanto, requerem maior cuidado.

Outra situação que exigem idas à clínica de odontologia é o uso do aparelho dental. Uma vez que são necessárias consultas regulares, para verificar como está a limpeza do aparelho e da boca. Além disso, para realizar manutenções e para analisar a posição dos dentes. Além disso, é necessário garantir que não há nada quebrado ou torto, para que o tratamento seja eficiente. Nesse caso, o ideal é uma visita mensal.

Não deixe para depois sua consulta com o dentista!

A Odontologia Brezolini atua desde sua fundação como uma parte integral da cidade. Sempre avançando na missão de fornecer cuidados compassivos a comunidade. Todos os pacientes são cuidados com conforto. Além disso, com os melhores tratamentos da ciência moderna.

Entre agora em nossa área de agendamentos e marque sua próxima consulta rapidamente! Atendemos em 3 unidades em São Caetano do Sul!

Para maiores dúvidas, entre em contato conosco! Pelo telefone: (11) 4232-0027

Caso haja maiores dúvidas sobre o assunto tratado aqui, deixe seus comentários!

Até a próxima!

Deixar um comentário