Muitas pessoas entendem a consulta ao dentista como necessária somente diante de problemas já existentes. Por exemplo, dores de dente, erupções nos lábios, necessidade de extrações ou implantes, correções ortodônticas, entre outros. No entanto, a verdade é que o cuidado com nossos dentes e boca deve ser constante, com acompanhamento profissional regular. Ou seja, assim como fazemos com todas as outras áreas da saúde.

Portanto, viemos aqui colocar em pauta alguns dos principais motivos para você manter idas regulares ao dentista! 

Prevenção dos problemas bucais

Como já falamos em outro post aqui no blog, falamos sobre a frequência da ida ao dentista. Portanto, por que ir poucas vezes ao dentista para tratar problemas? Uma vez que, com frequentes idas a consultas, é possível evitar que estes problemas cheguem até você?

Nossos dentes, lábios, gengivas, bochechas e língua são muito vulneráveis à ação de bactérias, vírus e fungos. Em outras palavras, eles podem desencadear infecções causadoras de grandes desconfortos. Todas as principais enfermidades do trato bucal podem ser evitadas através do acompanhamento preventivo: desde os problemas mais simples – como herpes, aftas e gengivites. Indo até os mais graves, envolvendo extrações ou tratamentos de canal. Consultar o dentista hoje significa tranquilidade e saúde no amanhã.

Manter o sorriso claro e limpo

Ainda que seus hábitos de higiene bucal diários sejam rígidos e bem executados, a escovação dentária caseira não atinge determinadas regiões mais profundas da boca. Portanto, esta limitação dos equipamentos de higiene caseiros propicia o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e na gengiva. Ou seja, deixando o ambiente perfeito para infecções.

A ida regular ao dentista também tem função de limpar os dentes mais a fundo, com uso de escovas de maior alcance e flúor de uso profissional. Além disso, são feitas obturações em eventuais cáries encontradas e eliminação de manchas superficiais causadas nos dentes pelo consumo de alguns alimentos (como o vinho, por exemplo).

Incentive as crianças para irem ao dentista

Para crescer com dentes fortes e saudáveis, é essencial que a criança entenda desde cedo a importância da ida regular ao dentista. Uma vez que, nada é mais eficaz do que o exemplo dos pais para incentivar uma criança. Portanto, acompanhe seu filho nas consultas de rotina e o leve junto quando você. Estimule a criança a conversar com o dentista, a tirar dúvidas e a entender o que está sendo feito. A partir disso, o tradicional medo de dentista logo sera desmistificado. Escovem os dentes juntos, ensine à criança os movimentos corretos a se fazer com a escova. Além disso, seja rígido(a) quanto à rotina de higiene bucal. Estas pequenas atitudes garantirão um futuro muito mais saudável ao seu pequeno.

Evitar a dor de dente

A maior inimiga da dor de dente é a prevenção. Visitas regulares e periódicas ao seu dentista, mesmo quando você não apresenta nenhum sintoma de dor ou falha estética, são responsáveis por detectar possíveis problemas. Além disso, evitar que a dor se manifeste. Não espere doer, como já dissemos, vá ao dentista regularmente para deixar tudo saudável.

Evitando o mau hálito

Boa parte das causas do indesejado mau hálito, ou popularmente conhecido como bafo, se encontra na boca. A escovação dos dentes e língua é um procedimento fundamental para manter seu hálito fresco e saudável. No entanto, o mais importante de tudo é a visita regular ao dentista, pelo menos duas vezes ao ano, para garantir que sua higiene bucal esteja em dia.

O dentista irá realizar tratamentos de longa duração

Problemas mais sérios do que cáries, herpes ou tártaro não podem ser tratados com uma única consulta. Consultas regulares ao dentista são essenciais para acompanhamento do progresso de tratamentos de longa duração. Alguns dos tratamentos incluem:

  • Tratamento de canal;
  • Implantes dentários;
  • Reparar dentes danificados;
  • Quadros de sensibilidade dentária;
  • Anomalias de mastigação;
  • Restaurações ou substituir antigas;
  • Aparelhos ortodônticos.

Uma vez que, todos estes procedimentos não são um processo imediato. Portanto, necessitam de acompanhamento profissional para que a segurança e a eficácia sejam garantidas.

Prevenir o câncer bucal

Ao visitar seu dentista, ele irá examinar sua boca por completo, garantindo que não hajam lesões, evitando que evoluam para alguma forma de câncer. Todos sabem que o câncer tem muito mais chance de tratamento quando descoberto no início. Portanto, não deixe de fazer visitas regulares a seu dentista e evite que alguma lesão evolua para problemas mais graves.

Manter a saúde do corpo em geral

Uma boca saudável reflete na saúde de todo o organismo. No entanto, existem diversos problemas que são causados pela deficiência de saúde bucal. Além disso, podem ser evitados quando o tratamento é feito na origem. Uma má mastigação ou uma mordida desalinhada, por exemplo, podem causar dores de cabeça e até quadros de gastrite.

Prevenir problemas cardíacos

Você sabia que algumas bactérias que convivem no meio bucal podem ser nocivas para seu coração? Foi isso mesmo que você leu. A endocardite bacteriana é um problema cardiológico que decorre de processos infecciosos e pode ter origem em sua boca, causando a proliferação de bactérias que fazem mal a todo o organismo.

Cuidar da autoestima

Muitos sabem que o sorriso é o seu cartão de visitas. Dentes brancos, alinhados, hálito fresco e lábios com aspecto saudável funcionam como estimulantes de nossa autoestima. Portanto, trazem aceitação de nossa autoimagem, fazendo com que nos sintamos felizes com nossa própria aparência. Com a autoconfiança fortalecida passamos a nos comunicar com mais clareza e a interagir com mais desenvoltura.

Uma vez que a insegurança que antes nos reprimia vai embora. Pessoas que gostam de si mesmas e se orgulham do próprio aspecto ao se olhar no espelho sentem-se menos coagidas diante de desafios e são mais felizes em todos os aspectos da vida.

Não deixe para depois sua consulta com o dentista!

A Odontologia Brezolini atua desde sua fundação como uma parte integral da cidade. Sempre avançando na missão de fornecer cuidados compassivos a comunidade. Todos os pacientes são cuidados com conforto. Além disso, com os melhores tratamentos da ciência moderna.

Entre agora em nossa área de agendamentos e marque sua próxima consulta rapidamente! Atendemos em 3 unidades em São Caetano do Sul!

Para maiores dúvidas, entre em contato conosco! Pelo telefone: (11) 4232-0027

Caso haja maiores dúvidas sobre o assunto tratado aqui, deixe seus comentários!

Até a próxima!

Deixar um comentário